quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Relembrando: Crash Bandicoot #1

Crash Bandicoot é uma série de jogos criada por Andy Gavin e Jason Rubin em 1996, que atualmente é propriedade da Activision. Consiste basicamente nas aventuras do bandicoot geneticamente alterado Crash que luta para impedir os planos do cientista do mal Neo Córtex e seus capangas. A ação do jogo se passa nas fictícias Ilhas N. Sanity, um arquipélago situado na costa noroeste da Austrália, mas outros lugares são relevantes. A série começou em 1995 e a partir de 2012, a franquia contém um total de 18 jogos diferentes.

Jogabilidade

Em cada jogo da série, Crash, o protagonista, deve se aventurar por várias fases de ambientes limitados. Espalhadas pelas fases, há o que se chama de "frutas Wumpa" (que parece uma mistura de maçã, pêssego e manga), uma fruta típica que há nas ilhas. Pegando 100, Crash ganhará uma vida extra.
Em toda fase (tirando os chefes) há caixas a serem quebradas. Elas podem conter frutas Wumpa, vidas ou a máscara Aku Aku. Essa máscara impede que Crash morra quando for atacado por um inimigo, e se pegar três, ganhará invencibilidade temporária (a não ser a quedas), e se Crash for atingido por algum inimigo quando não estiver com a máscara, ele morrerá de uma maneira cômica.
Há também caixas de dinamite e de nitro. A primeira somente poderá ser quebrada pulando em cima e esperar três segundos para que exploda. A última não pode ser tocada de forma alguma; irá explodir. Se Crash encontrar uma caixa "!" verde,fará com que todas as caixas de nitro da fase explodam. Quebrando todas as caixas do jogo fará com que o jogador ganhe um diamante.
A partir do segundo jogo da série, existem as plataformas de bônus e as plataformas de caveira. As primeiras transportarão o jogador para um nível de bônus, onde ele poderá pegar vidas, frutas Wumpa e caixas extras ( No nivel de bônus, quando o jogador morre não se perde nenhuma vida). O segundo possui uma função quase igual, sendo somente habilitável se o jogador não tiver morrido antes de chegar àquele ponto. Nele, poderá quebrar caixas extras e achar um diamante extra.
A partir do terceiro jogo da série, foram introduzidas as Relíquias, sendo somente habilitáveis se o jogador completar a fase antes do tempo mostrado na tela. Cada Relíquia é dividida em três categorias: Safira,Ouro e Platina. No mesmo jogo, há também os super-poderes, ganhos sempre que o jogador derrotar um chefe: a Barrigada Poderosa, o Pulo Duplo, o Spin mais longo, a Bazuca de Frutas Wumpa e Sapatos de Velocidade (a partir de Crash Bandicoot 2: N-Tranced, Crash já possui os dois primeiros poderes desde o início do jogo). Em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex é adicionado um novo poder: os Sapatos Protetores que possibilitam a Crash andar em cima das caixas de nitro.
Há também os blocos "!" cinza e verde. Os cinza fazem alguma coisa aparecer (principalmente caixas, abrir portas e ligar plataformas) e, como já mencionado acima, os verdes explodem todas as caixas de nitro da fase.

Jogos

Cronologia oficial[editar]

Spin-offs[editar]

Corrida[editar]

Party[editar]

Caça-Niqueis[editar]

  • Crash Slot Machine - Arcade

Cancelados[editar]


Games Cancelados

Em junho de 2012, o criador do projeto Crash Bandicoot Returns, conhecido como Lenox47, anunciou em sua página do facebook que está oficialmente cancelando o projeto devido a falta de tempo e pessoas para ajudá-lo a dar continuidade no jogo e em setembro do mesmo ano, os criadores do videojogo Crash Bandicoot VS Pacman, ldduplamaravilhavevo, ExtremeExpertGamer, WumWip e CollapseDev anunciaram o cancelamento do jogo devido ao fato de falta de ajuda direta por parte de alguns criadores. Atualmente, o criador do projeto crash bandicoot returns anunciou no site ModDB que o projeto foi cancelado temporariamente e quando ele encontrar novos desenvolvedores e ter uma equipe completa, ele continuará com o desenvolvimento do jogo. Algumas semanas depois, o projecto Crash Bandicoot VS Pacman também foi retomado, mas desta vez apenas ldduplamaravilhavevo irá desenvolver o jogo. No entanto também foi confirmado que powerdred também irá entrar no desenvolvimento do jogo, para além de ser ele a distribuir o jogo por vários sitios da internet

Futuro

Em uma entrevista do site Kotaku com o CEO da Activision Publishing sobre o futuro da série crash bandicoot, Eric Hirshberg disse as seguintes palavras: "Eu não tenho nada oficial para anunciar mas posso falar como um indivíduo. Eu amo crash bandicoot. Ele protagonizava alguns dos meus jogos favoritos. Eu queria encontrar uma maneira de trazê-lo de volta. Se pudessemos." Andy Gavin, co-criador de Crash Bandicoot, declarou em uma entrevista que adoraria ver uma versão HD dos quatro primeiros jogos da série, ou um reboot totalmente moderno para PS3 e Xbox 360. Jason Rubin disse que está esperançoso de que a Activision trará crash bandicoot de volta aos seus dias de glória e que o personagem ainda é muito caro para os fãs entre 17 e 49 anos. Um novo design de crash bandicoot foi visto em uma foto no estudio da Vicarious Visionslevantando rumores de que um novo jogo da série pode estar em desenvolvimento, apesar de que este foi mais tarde confirmado que seria um conceito de arte de um jogo anterior da série Crash Bandicoot que foi cancelado há muito tempo, possivelmente, antes da Activision se unir com aSierra Entertainment. Porém novos rumores surgiram com uma suposta imagem na internet, mostrando algo que seria uma contagem regressiva, é esperar pra ver se é verdade ou não. Em entrevista à Official PlayStation Magazine do Reino Unido, Andrew Gavin, um dos fundadores da Naughty Dog, falou a respeito da possibilidade de revitalização da série Crash Bandicoot: "Crash precisa de um reboot total. Há uma oportunidade para redefinir a história, e voltar para sua história de criação e do conflito original com Cortex. Nesse contexto, você poderia refazer Crash clássico 1 e 2 e suas configurações e vilões. Faria sentido usar um estilo de livre exploração mais moderno. Eu me concentraria em uma animação no estilo de Perna Longa e sua turma e em ação viciante. Isso é o que fizemos com o Crash original e não há nenhuma razão pela qual não poderia ser feito hoje. Tendo em conta os jogos de Crash atuais, as pessoas esquecem que ele já foi legal. Nosso Crash tinha uma certa vantagem caprichosa para ele. Claro, era pateta, mas não era burro."

Desenvolvedores

Era Naughty Dog[editar]

Era Eurocom[editar]

Era Traveller's Tales[editar]

Era Vicarious Visions[editar]

Era Dimps[editar]

Era Radical Entertainment[editar]

Era Vivendi Games Mobile[editar]

Era Polarbit[editar]

  • Crash Bandicoot: Nitro Kart (2009)
  • Crash Bandicoot: Nitro Kart 3D (2009)
  • Crash Nitro Kart 2 (2009)
  • Crash Bandicoot: Nitro Kart 2 (2010)

Na cultura popular

No episódio de Os Simpsons "Lisa tira um A", Crash é parodiado como "Dash Dingo", um dingo antropomórfico usando roupas australianas estereotipadas. Numa paródia de Crash Bandicoot 2, o vilão do jogo (que possui uma certa semelhança com Steve Irwin) se projeta num holograma e pede a Dash para "encontrar e devorar os sete Bebês de Cristal", numa referência ao desaparecimento de Azaria Chamberlain e aos cristais do mesmo jogo.
No episódio de Johnny Test "Johnny vs. Texugo Arrasador 3", Johnny ganha um jogo de nome "Texugo Arrasador 3", cujo protagonista é um texugo quase idêntico a Crash que deve quebrar caixas para passar de fase e derrotar o Dr. Cérebro-de-Pântano, um vilão cuja personalidade e algumas frases são idênticas a do Dr. Neo Córtex. Coincidentemente, o texugo também ataca com um giro idêntico ao de Crash.
No episódio de Friends "The one with Monica's Thunder", Chandler aparece jogando Crash Team Racing, um pouco antes de Joey entrar em cena. No filme "Best Player"(melhor jogador)Quincy aparece jogando "Crash of the Titans".

Nenhum comentário:

Postar um comentário