terça-feira, 24 de setembro de 2013

Relembrando: Grand Theft Auto ( Gta ) #8

Grand Theft Auto


Grand Theft Auto (popularmente abreviado como GTA) é uma série de jogos de computador e videogame criada por David Jones, posteriormente pelos irmãos Dan Houser e Sam Houser, e o designer de jogos Zachary Clarke. É principalmente desenvolvido pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicado pela Rockstar Games. O nome da série, Grand Theft Auto, é um crime penal, em inglês, usado para identificar furtos de veículos automotores com um valor maior de US$40. Theft significa furto, Grand é o termo usado para designar furtos de valor elevado, e Auto designa o objeto do crime, sendo, neste caso, veículos como carros e caminhões. A tradução para o nome desse crime, no Brasil, é 'Roubo Qualificado de Carro.
A série é definida em locais fictícios fortemente modelados em cidades norte-americanas, enquanto uma expansão para o original foi baseado em Londres. A jogabilidade centra-se em um mundo aberto onde o jogador pode escolher as missões para o progresso de uma história global, bem como participar de atividades laterais, todos consistindo de açãoaventuracondução, ocasional, RPG e corridas com elementos. O tema dos jogos geralmente é uma sátira cômica dacultura americana, mas a série ganhou controvérsia por sua natureza e temas adultos violentos. A série se concentra em torno de muitos protagonistas diferentes que tentam subir na hierarquia do submundo do crime, apesar de seus motivos para o fazer variarem em cada jogo.
O desenvolvedor de videogames DMA Design começou a série em 1997, e atualmente tem onze jogos autônomos e quatro pacotes de expansão. O terceiro título da cronologia, Grand Theft Auto III, foi muito elogiado, já que trouxe a série para um cenário 3D com muito mais experiência, e é considerado um título de referência para o jogo "Grand Theft Auto clone". Títulos subsequentes iriam seguir e desenvolver o conceito estabelecido em Grand Theft Auto III, como Driver 2.

Jogabilidade[editar]

A jogabilidade consiste em uma mistura de açãoaventura e direção com alguns elementos de RPGcorrida e stealth. O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que desejar (matar, roubar, agredir etc) além de conter um pequeno apelo sexual.
Nos quatorze primeiros títulos da franquia, o jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Já no décimo quinto título, Grand Theft Auto V, são três protagonistas. Os protagonistas são criminosos que precisam realizar missões para outros personagens do jogo, a fim de dar prosseguimento à história.

Níveis de procurado[editar]

polícia, que está presente em todos os jogos da série, é um dos elementos mais importantes, pois o personagem cometerá vários delitos e logo será perseguido para ser capturado ou morto, dependendo do nível da ação. A medida que o jogador escapa e permanece vivo, mais o nível de procurado aumenta, o que leva à maiores chances de ser capturado ou morto.
Abaixo os níveis de procurado e os recursos que a polícia usa para tentar capturar e prender o personagem ou matá-lo. Esses recursos podem variar de um jogo para o outro, mas em geral são parecidos:
  • 1 estrela - Os policiais tentam bater no personagem com cassetete para tentar fazer este cair e capturá-lo. Apenas um veículo policial aparece e com apenas um condutor, que dirige em velocidade razoável. Os policiais somente disparam tiros caso o jogador apontar a arma para um destes ou disparar em algum civil.
  • 2 estrelas - Os policiais agora começam a usar pistolas para tentar matar o personagem. Nos veículos, existem dois policiais e são um pouco mais agressivos e tentam bloquear a passagem do carro do personagem para pegá-lo, ou até bater no mesmo para quebrá-lo e deixá-lo menos potente. Também são vistos barcos policiais.
  • 3 estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar, alguns usam até rifles. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras de carros em principais avenidas, começam a aparecer helicópteros que atiram no personagem raramente, S.W.A.T. aparece, seu veículo é um carro forte.
  • 4 estrelas - A S.W.A.T. tenta capturar o personagem descendo por helicópteros da polícia. Usam metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes. Agora podem aparecer 2 helicópteros, um da polícia, de onde podem descer policiais, e outro de notícias. Caças militares também começam a aparecer para deter o personagem se este estiver em algum veículo aéreo, disparando mísseis. Em Grand Theft Auto IV a polícia é substituída pelo FBI.
  • 5 estrelas - O FBI substitui a S.W.A.T., com carros mais potentes, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras (SMGs). Também às vezes é possível ver viaturas policiais. 2 helicópteros da polícia aparecem para deter o personagem.
  • 6 estrelas - Os máximos recursos de captura. O exército substitui o FBI e atiram com fuzis de assalto (M4/M16) de altíssimo nível. Além de carros policiais, caminhões e tanques militares estarem por toda a parte, em grande quantidade a cada olhar, sendo uma missão quase impossível de se conseguir escapar. Também utilizam tanques de guerra, que não chegam a disparar, e os helicópteros atiram com muito mais precisão. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi retirado para aumentar a sensação de realidade do jogo. No lugar foi adicionado o "NOOSE" que é uma paródia a NSA e o FIB, que é uma versão do FBI.

Jogos[editar]

EraTítuloDesenvolvedor(as)PlataformasAno de lançamentoAno de enredoCidade de enredoNota média nas análises mundiais
IGrand Theft AutoDMA DesignTarantula StudiosWindowsPlayStationGame Boy Color19971997Liberty City
Vice City
San Andreas
78.50%
London, 1969DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, RunecraftWindowsPlayStation19991969Londres69.00%
London, 1961DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, RunecraftWindows1961Londres
Manchester
???
II2DMA Design, Tarantula StudiosWindowsPlayStationDreamcastGame Boy Color19992013Anywhere City69.92%
IIIIIIRockstar NorthWindowsMac OS XAndroidiOSPlayStation 2XboxPlayStation Network20012001Liberty City95.19%
Vice CityRockstar NorthWindowsMac OS XAndroidiOS PlayStation 2XboxPlayStation Network20021986Vice City94.43%
AdvanceDigital EclipseGame Boy Advance20042000Liberty City70.94%
San AndreasRockstar NorthWindowsMac OS XPlayStation 2XboxPlayStation Network1992Los Santos
San Fierro
Las Venturas
(também existem áreas rurais e deserticas)
95.08%
Liberty City StoriesRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation 2PSP PlayStation Network PS Vita20051998Liberty City87.54%
Vice City StoriesRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation 2PSP PlayStation Network PS Vita20061984Vice City85.01%
IVIVRockstar North, Rockstar TorontoWindowsPlayStation 3Xbox 36020082008Liberty City96.67%
The Lost and DamnedRockstar North, Rockstar TorontoWindowsXbox 360PlayStation 3 (Download como expansão)200994.00%
Chinatown WarsRockstar North, Rockstar LeedsPSPNintendo DSiOS PS Vita200992.71%
The Ballad of Gay TonyRockstar NorthWindowsXbox 360PlayStation 3 (Download como expansão)200890.00%
Episodes from Liberty CityRockstar NorthWindowsPlayStation 3Xbox 36091.41%
VVRockstar NorthPlayStation 3Xbox 36020132013 -Los Santos-
A série é uma das maiores da história dos videogames e, ao decorrer do tempo, várias mudanças foram feitas, por isso os jogos se dividem em cinco eras.

Era Grand Theft Auto[editar]

Série Grand Theft Auto
(Cronologia Fictícia)
Universo 2D
1961 – London, 1961
1969 – London, 1969
1997 – Grand Theft Auto
1999 – Grand Theft Auto 2

Universo 3D
1984 – Vice City Stories
1986 – Vice City
1992 – San Andreas
1998 – Liberty City Stories
2000 – Advance
2001 – Grand Theft Auto III

Universo HD
2009 – Chinatown Wars
(a anunciar) – Grand Theft Auto V
O primeiro jogo da série é em 2D, e utiliza a visão de cima. Neste jogo, diferente de seus sucessores, o objetivo era simplesmente roubar carros. O jogador ia numa cabine telefônica e alguém pedia para ele roubar carros grandes (como o próprio nome do jogo significava: "Ladrão de Automóveis Grandes). O jogo apresenta, apenas, uma história superficial, e se passa nas cidades de Liberty CityVice City e San Andreas (baseadas em Nova Iorque, Miami e Califórnia, respectivamente), no ano de 1997. É possível escolher entre oito personagens (Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika) e mais uma (Kelly) disponível, apenas, na versão do jogo para GBA. É possível roubar qualquer veículo e usar vários tipos de armas no jogo. Foi lançado em1997 para computadorPlayStation e Game Boy Color. Com o sucesso, o jogo teve duas expansões, intituladas Grand Theft Auto: London, 1969 e Grand Theft Auto: London, 1961
É uma expansão para Grand Theft Auto, a qual adiciona a cidade de Londres, no ano de 1969. Foi lançada em 1999 para computador e PlayStation.
É a segunda expansão para Grand Theft Auto, a qual adiciona as cidades de Londres e Manchester, no ano de 1961. Foi lançada em 1999, exclusivamente para computador.

Era Grand Theft Auto 2[editar]

Baseado na primeira versão, em termos de câmera (visão de cima), houve uma evolução na questão gráfica e várias mudanças significativas nas missões.
O jogo é, também, em 2D, mas dessa vez, com mais elementos em 3D. O jogador controla o personagem Claude Speed na cidade de Anywhere (Cidade Qualquer). Neste jogo, em comparação ao outro, começou a focar mais em gangues. Foi lançado em1999 para computadorPlayStationDreamcast e Game Boy Color.

Era Grand Theft Auto III[editar]

A mais conhecida e popular das eras, e a que teve mais mudanças. O jogador controla o personagem em uma grande cidade, totalmente em 3D. Os jogos, agora, contém sequências de vídeo (cutscenes).
O jogador controla o personagem Claude Speed, na cidade de Liberty City (inspirada em Nova Iorque), no ano de 2001. Há três tipos de veículos disponíveis: barcoscarros e um avião. O jogo foi lançado em 2001 para computadorPS2 e Xbox e relançado em 2011 para Android e iOS, em versão de aniversário de seus 10 anos.
O jogador controla o personagem Tommy Vercetti, na cidade de Vice City (inspirada em Miami), no ano de 1986. Novos veículos foram adicionados, como motoshelicópteros e muito mais; além de novas armas. O jogo foi lançado em 2002 para computadorPS2 e Xbox e relançado paraAndroid e iOS no final de 2012, em versão de aniversário de seus 10 anos.
O jogador controla o personagem Carl Johnson, no estado fictício de San Andreas, em que se destacam as cidades de Los SantosSan Fierro e Las Venturas (inspiradas em Los AngelesSan Francisco e Las Vegas, respectivamente), no ano de 1992. O jogo ganhou um novo veículo: abicicleta. Por causa de sua enorme popularidade, San Andreas é o jogo que tem mais versões modificadas e o que tem mais mods disponíveis. O jogo teve o seu gráfico diminuído, em razão da quantidade de mini-games, mas foi bem recebido pela crítica.

Advance[editar]

O único jogo da Era Grand Theft Auto III em 2D, se passa em Liberty City no ano de 2000. O jogador controla o personagem Mike. O jogo foi lançado em 2004 para Game Boy Advance.

Stories[editar]

Algumas das versões tem o nome Stories, que significa em inglêsHistórias (ou Narrativa/Versão). Essas versões contam algum acontecimento nas cidades anos antes da versão a que se refere, com protagonistas diferentes.
O jogo se passa em Liberty City, no ano de 1998, e o personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005, para PlayStation Portable e, em 2006, para PlayStation 2. O título foi muito mal recebido pelos fãs, sendo considerado o pior jogo da série, por não ter aviões e helicópteros e, também, por causa de sua jogabilidade pobre em comparação ao seu predecessor (GTA San Andreas), devido a fatos incompreensíveis pelos fãs, como o de o personagem não saber nadar, considerando sua época de lançamento (2006).
O jogo se passa em Vice City, no ano de 1984, e o personagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PSP e, posteriormente, para PS2. O jogo sofreu algumas alterações em relação à Liberty City Stories, em uma tentativa de consertar os erros cometidos no mesmo. Agora, novamente, o jogo possui helicópteros e alguns aviões escondidos e o personagem pode nadar (por um período curtíssimo). Seu gráfico foi totalmente refeito e a cidade parecia estar mais nova e melhor detalhada, inferiorizando o gráfico de GTA San Andreas. Contudo, ainda assim, não foi tão bem recebido como San Andreas, por causa de sua jogabilidade complicada e robotizada (um erro que persistiu desde Liberty City Stories).

Era Grand Theft Auto IV[editar]

Os gráficos melhoraram muito e grandes mudanças foram feitas. Agora é possível se esconder atrás de paredes, como escudo de defesa de tiros. No mini-mapa surge, quando você está sendo procurado, a área de rastreio da polícia. Vários outros veículos e armas foram adicionados. A Era Grand Theft Auto IV se passa em Liberty City, cidade quase idêntica a Nova Iorque, com edifícios baseados nos edifícios reais, como, por exemplo, a Rotterdam Tower (baseado no Edifício Empire State), a Schottler Tower (baseado no Edifício Chrysler) e a Estátua da Felicidade (baseada na Estátua da Liberdade).
A história se passa em 2008 e o personagem principal é Niko Bellic. O jogo foi lançado em 2008 para Xbox 360PS3 e computadores com sistema operacional Windows.
É uma expansão para GTA IV, protagonizado por Johnny Klebitz. O jogo foi lançado em 2009 para Xbox 360PS3 e PC. Pode ser adquirido na Xbox Live, por 1600 pontos, e na PSN, por US$19.99.
É a segunda expansão para GTA IV, protagonizado por Luis Lopez. Do mesmo modo que The Lost and Damned, está disponível para Xbox 360PS3 e PC. Este jogo possui inovações comparado com as outras versões de GTA 4, como, por exemplo, paraquedas, tanque de guerra, baladas noturnas etc.
É um jogo exclusivo para portáteis, protagonizado por Huang Lee. Foi lançado em 2009, para NDSPSP e, posteriormente, para iPhone e iPod touch.

Grand Theft Auto V[editar]

Grand Theft Auto V é o décimo quinto título (incluindo as DLCs London) e o quinto jogo numerado da franquia. O jogo apresenta muitas evoluções comparado aos seus predecessores, como a presença de três protagonistas jogáveis e uma grande variedade de animais, por exemplo. GTA Vfoi lançado mundialmente no dia 17 de setembro de 2013, exceto no Brasil, que teve seu lançamento dois dias depois (19 de setembro), e Japão. Neste, o lançamento está previsto para 10 de outubro.

Recepção[editar]

Controvérsias[editar]

Em GTA: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito a sua cultura. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo fazia apologia a destruição humana e entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".
O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escândalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de uma modificação (Mod), e não faz parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+) - somente para Adultos de 18 anos ou mais.

Modificações[editar]

As modificações (também conhecidas como Mods) são alterações feitas por jogadores com auxílio de programas de computador para adicionar ou mudar coisas no jogo, como substituir as roupas originais, adicionar carros, aviões, e armas, missões, adicionar modo multiplayer e até mesmo mudar o jogador e o cenário.
As modificações são obtidas atráves de download via internet, e na maioria das vezes são exclusivas para versão para computador, pois as modificações nos jogos para consoles são muito mais difíceis de serem feitas e são consideradas pirataria pois é necessário copiar o jogo.
O ponto fraco de se adicionar modificações é que algumas delas podem afetar o desempenho do jogo, provocando diversos bugs, obrigando o jogador a perder o progresso no jogo e até mesmo tirando a sua integridade.
Na série, as modificações só começaram a ganhar popularidade a partir de Grand Theft Auto: Vice City, mas isso não significa que não existam para os jogos anteriores.

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